top of page

O WBC completa 58 anos!


O WBC completa 58 anos!


O WBC - Conselho Mundial de Boxe, está comemorando seu 58º aniversário. O organismo foi fundado exatamente em: 14 de fevereiro de 1963, às 13:00 Horas, no extinto Hotel Prado Alffer na Cidade do México, com a assistência de representantes de 11 países: Estados Unidos, Argentina, Inglaterra, França, México, Filipinas, Panamá, Chile, Peru, Venezuela e Brasil.


Tudo foi realizado atendendo um acordo do então Presidente da República Mexicana, o Sr. Adolfo López Mateos, que era um grande adepto do boxe, que até já tinha praticado no âmbito amador.


Estiveram presentes os dirigentes da então National Boxing Association (NBA) e da New York Athletic Commission (NYAC), os mais importantes órgãos do boxe na época e que faziam parte do novo grupo.


Igualmente forte no lado administrativo era o British Boxing Board of Control (BBBofC), representado por J. Onslow Fane.


Edouard Rabret estava presente para representar os interesses do boxe Francês.


Pela NBA (hoje WBA - Associação Mundial de Boxe) estavam o Presidente Charles P. Larsen e os senhores Anthony Petronella e Emile Bruneau. A Califórnia teve Harry W. Falk como seu representante. Nova York foi representada pelo General Melvyn Krulewitch.


Os senhores Luis Spota, Ramón G. Velázquez e Rafael Barradas, entre outros, representaram o México.


Pelo Panamá esteve presente Don Rodrigo Sánchez.


O Dr. Gustavo Vega representou a Venezuela.


Rafael Nahmías participou pela Federação Chilena de Boxe.


Icaro Frusca esteve presente representando a Federação Argentina de Boxe, e o Coronel Vicente Saguas Presas estava representando o Brasil.


O primeiro Presidente foi o Britânico Onslow Fane, que durou apenas alguns minutos como tal, alegando que não tinha tempo para se dedicar ao boxe. Ele foi imediatamente sucedido pelo Mexicano Luis Spota.


Posteriormente, o Filipino Justiniano Montano e os Mexicanos Ramón G. Velázquez, José Sulaimán Chagnón e Mauricio Sulaimán Saldívar assumiram a Presidência do WBC.


Don José Sulaimán tomou posse em Túnis, capital do país de mesmo nome, em 5 de dezembro de 1975; e Don Mauricio Sulaimán, atual líder do WBC, foi eleito Presidente na Cidade do México há 7 anos, em 11 de fevereiro de 2014.


58 anos depois de fundado, o Conselho Mundial de Boxe é considerado o grupo mais respeitado e influente do boxe e é formado por 166 países, cujos representantes se reúnem todos os anos em uma Convenção Mundial, que acontece em várias partes do planeta.



109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page